Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player









 
Educação Ambiental
Ar Livre
Formação
Intercâmbio
 
 
 
Escola de Educação Ambiental da Carriça
Cursos de Água
Ecoclube Salta Fronteiras

Salta Fronteiras Associação | Tel. 963 763 102 - Fax: 253 590 195 - saltafronteiras@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Salta Fronteiras - Ser Associado

Cursos de Água

 

Projecto em pormenor e resultados atingidos

Projecto de educação ambiental direccionado para a valorização dos rios de Felgueiras e da floresta ripícola como património de cada pessoa e de valor incalculável para o aumento da biodiversidade. Este trabalho teve início em 2009 e é co-financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEE (EEA Grants/Fundo ONG – Componente Ambiental).

Tem como objectivo sensibilizar e mobilizar a população que vive junto a cursos de água para a sua importância, aproximar os jovens ao rio e dar-lhes a conhecer a sua biodiversidade, reflorestar áreas ribeirinhas com flora autóctone e diminuir a poluição dos rios envolvendo a sociedade civil e politica.

Principais actividades desenvolvidas:

- Laboratório Vivos – actividades com escolas e grupos de jovens, na promoção de saídas de campo para dar a conhecer aos alunos os cursos de água próximos da sua localidade, através de análise de macroinvertebrados e análise químicas da água do rio.

- Percursos pedestres – dinamização de percursos pedestres interpretativos com a população, partindo sempre de uma linha de água e explorando a área insolvente, valorizando o património biológico e cultural. Percursos de grau fácil a médio, possível de se realizar numa manhã.

- Limpeza das margens – recolha de lixo das margens e do leito do rio em colaboração com a população local e as juntas de freguesia, para a melhoria da qualidade do rio e do ecossistema ribeirinho envolvente.

- Construção de comedouros e ninhos – actividades de construção de comedouros, através da reutilização de matérias e de ninhos, para ajudar a fixação de avifauna nas áreas florestais do concelho e aproximar as crianças e jovens a este grupo tão diversificado de espécies.

- Reflorestação – Acções de reflorestação junto aos rios, de forma a aumentar as espécies autóctones na região e o equilíbrio do bosque ribeirinho.

- Exposições – Exposições de fotografias e outros matérias alusivos aos cursos de água, junto das comunidades locais, de forma a levar o rio e todo o que o envolve até a população.

- Viveiro de flora autóctone – Viveiro de plantas autóctones, com produção de espécimes para reflorestar nas áreas florestais mais degradadas do concelho e sensibilizar para a floresta nativa (o carvalhal).

Projectos apoiados pelo EEA Grants

 

 Salta Fronteiras - Menção Honrosa, Ensino e Formação.

O projecto “Cursos de Água - corredores de vida e tradição”, da Salta Fronteiras Associação, que teve o apoio do EEA Grants e da Agência Portuguesa do Ambiente, foi distinguido pela Administração da Região Hidrográfica do Norte – ARH Norte, através da primeira edição do Prémio Dr. Francisco da Fonseca Henriques, na categoria Ensino e Formação. O projecto Cursos de Água foi o único seleccionado pelo júri, nesta área, que atribuiu uma menção honrosa ao trabalho desenvolvido por esta associação de Felgueiras. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no âmbito do Dia Mundial da Água, no dia 22 de Março de 2011, numa acção conjunta entre a ARH Norte e as Águas do Porto, que teve lugar no Pavilhão da Água, no Parque da Cidade do Porto.

 

Coordenação do Projecto: Mário Gaspar

Coordenação Técnica: Helena Sousa

Animadora de Informação: Berta Dias

Técnico Oficial de Contas: António Fonseca

 

 
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player