Desporto Adaptado - Salta Fronteiras - 6 Novembro
SALTA FRONTEIRAS ASSOCIAÇÃO
DESPORTO ADAPTADO
Apresentação Oficial do Projeto
desenvolvimento desportivo no Desporto Adaptado
Apresentação da equipa de Boccia
Época Desportiva 2018/2019
No dia 6 de novembro, o Pavilhão Gimnodesportivo de Regilde foi palco do lançamento oficial do projeto de desenvolvimento desportivo no âmbito do Desporto Adaptado da Salta Fronteiras Associação, que culminou com a apresentação dos atletas da equipa de Boccia que competirão no decorrer da época desportiva 2018/2019.
Roberto Ferreira e Daniel Ribeiro, dinamizadores deste projeto, revelaram que a matriz passa por potenciar o Desporto Adaptado em Felgueiras, disponibilizado todas as condições aos atletas para a prática da atividade física federada e, deste modo, melhorar as condições de vida dos felgueirenses portadores de deficiência. Paralelamente à vertente desportiva, este projeto visa criar respostas sociais e inclusão social.
A aposta no Boccia foi também fundamentada no sonho do felgueirense Roberto Ferreira, antigo campeão nacional na categoria de BC3, que considera que esta é uma modalidade que pode ser praticada por pessoas com várias limitações físicas, tendo também atualmente uma forte expressão paralímpica.
Esta cerimónia contou com a presença do Vereador do Desporto, do Município de Felgueiras, Dr. Joel Costa, a Chefe dos Serviços de Desporto, Dr.ª Tânia de Sousa, o Presidente da Junta de Freguesia de Regilde, Jorge Monteiro e o Presidente da Salta Fronteiras Associação, Mário Gaspar.Estiveram também presentes os familiares e amigos dos atletas, bem como os representantes dos parceiros estratégicos deste projeto (fundamentais para a sua implementação), entre eles, a Junta de Freguesia de Regilde, a Associação para o desenvolvimento Integral de Barrosas, Invacare, Espaço Estela, A Gráfica da Lixa, Associação Salvador, Bombeiros Voluntários de Felgueiras, Quinta da Lixa e Vítor Pinto - Fotografia.
Destaque ainda, para a presença da representante da Paralisia Cerebral – Associação Nacional Desportiva, Prof. Helena Bastos, que desempenhou o cargo de selecionadora nacional da modalidade de Boccia, entre 1993 e 2016 e que é uma figura de renome da modalidade.
Desta forma a Salta Fronteiras assume-se como a única Associação em Felgueiras com oferta desportiva federada na modalidade de Boccia, suprindo a lacuna que existia no concelho.
Potenciar e desenvolver o Desporto Adaptado em Felgueiras.
Disponibilizar e facultar condições para a prática do Desporto Adaptado aos cidadãos Felgueirenses com deficiência, proporcionando a sua participação em diversas iniciativas desportivas, seja de carácter recreativo ou competitivo, promovendo a inclusão social. |