Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player









 
Educação Ambiental
Ar Livre
Formação
Intercâmbio
 
 
 
Escola de Educação Ambiental da Carriça
Cursos de Água
Ecoclube Salta Fronteiras

Salta Fronteiras Associação | Tel. 963 763 102 - Fax: 253 590 195 - saltafronteiras@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Salta Fronteiras - Ser Associado

Oficina de Alimentação Saudável - 29 Novembro


A Alimentação “Moderna”

Somos aquilo que comemos. Sendo a alimentação tão preponderante naquilo que somos e fazemos porque é que, tantas vezes, praticamos uma alimentação tão inconsciente e descuidada? Não acaba por ser inevitável o surgimento de tantos problemas de saúde (física, emocional e energética) associados ao nosso estilo de vida e à alimentação inconsciente que praticamos?

Pode-se dizer que a nossa alimentação se artificializou, industrializou e tornou em larga medida negligente. Quantas vezes reflectimos verdadeiramente sobre os nossos hábitos alimentares? Até que ponto nos preocupamos verdadeiramente com a qualidade e vitalidade da nossa alimentação? Até que ponto estamos empenhados no desenvolvimento de um estilo de vida e de uma alimentação verdadeiramente natural, equilibrada e consciente?

 

A Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural é pois uma oportunidade para investir em algo tão importante como a nossa própria Alimentação e Vitalidade. Para aprender também alguns dos fundamentos e alimentos mais importantes na Alimentação Vegetariana Natural – nomeadamente em termos de equilíbrio nutricional - de forma simples, prática, acessível e, literalmente, “com todo o gosto”!


 

Projecto Segredos da Horta

Segredos da Horta é um projecto que tem por finalidade a divulgação da "Alimentação Vegetariana Natural" nas suas diversas vertentes: nutricional, prática e filosófica.

Desenvolve-se, principalmente, através da realização de "Oficinas" de Formação em Alimentação Vegetariana, assim como Cursos e Sessões Práticas. O projecto consiste também na realização de iniciativas e actividades, como por exemplo Palestras, Almoços e Jantares Vegetarianos, Pic-Nics e Encontros, entre outros, com o principal objectivo de dar a conhecer e levar a experimentar a Alimentação Vegetariana Natural.


 

O Formador

Pedro Jorge Pereira, Vegetariano sensivelmente desde 2000, foi cozinheiro no Restaurante Nakité, no Porto, e Daterra, em Matosinhos, integrando, actualmente, a Associação Cultural Casa da Horta, que tem também no vegetarianismo um dos seus principais valores. Desenvolve um trabalho, desmistificando preconceitos e mitos vários, de divulgação da Alimentação Vegetariana Natural nas suas diversas dimensões. É formador e dinamizador do Projecto Segredos da Horta. Tem simultaneamente vindo a colaborar e desenvolver vários outros projectos e iniciativas na área da Alimentação Vegetariana Natural e da Educação Ecológica e Social.


 

Escola de Educação Ambiental da Carriça

A Escola de Educação Ambiental da Carriça (EEA) é um espaço/projeto que tem por objetivo aproximar o ser humano à natureza procurando o desenvolvimento de uma ética ambiental e também transformar a vida humana numa prática mais ecológica e em harmonia com o meio. É um espaço aberto a toda a comunidade e, em particular, à comunidade escolar, com ações em consonância com o meio ambiente em que está inserido, causando o menor impacto possível. A EEA trabalha de forma transversal todas as questões ambientais e pretende ser um espaço 100% sustentável.

A EEA promove nas suas ações o conhecimento através de modelos de formação baseados no ensino não formal com oficinas, curso e workshops; a construção pela via da experimentação, com participação dos/as intervenientes nos processos de transformação e criação, permite experimentar na prática as propostas de soluções da sustentabilidade ambiental pelo contacto com técnicas de agricultura natural, energias renováveis, monitorização ambiental; e a reflexão sobre os modelos atuais de sustentabilidade, as ameaças e soluções possíveis visando a difusão e sensibilização crítica de opinião através de ações dinâmicas de informação e sensibilização, tertúlias, dias temáticos, entre outros.

 

Na Oficina de Introdução à Alimentação Vegetariana Natural são preparados e confeccionados diversos pratos Vegetarianos, assim como transmitidos diversos conhecimentos e princípios no sentido do desenvolvimento de uma Alimentação com a maior vitalidade e o mais Natural possível. 
No final de cada oficina decorre uma refeição onde são saboreados os pratos confeccionados.

 

Menu Previsto:

 

Paté de Grão com Hortelã

Sopa de Cogumelos

Tofu Assado no Forno com Molho de Gengibre

com Arroz Integral e Salteado da Horta

Pudim de Sêmola de Milho e Figos

 

A quem se destina este workshops? Destina-se a quem tem por objectivo transitar (parcial ou totalmente) para uma Alimentação Vegetariana. Destina-se a quem, pretendendo manter uma alimentação convencional, tem por objectivo diversificar mais a sua alimentação e fazê-lo de forma consciente. Destina-se ainda a quem já praticando uma Alimentação Vegetariana e/ou Natural pretende aprofundar conhecimentos e ter contacto com novas abordagens.


 

29 de Novembro de 2014Sábado, 10.00

Escola Educação Ambiental da Carriça, Felgueiras

Valor de Participação: 18€ e 14€ para associados da Salta Fronteiras


 

Número de inscrições limitado (por razões de ordem logística). Prioridade de acesso à actividades por ordem de inscrição efectiva.


 

Informações e Inscrições

Escola de Educação Ambiental da Carriça

eea.airaes@gmail.com964856933

 

Escola de Educação Ambiental da Carriça

Helena Sousa – 964856933

eea.airaes@gmail.com

www.saltafronteiras.org

https://www.facebook.com/escolaeducacaoambiental.carrica


 

Segredos da Horta – Alimentação Vegetariana Natural

Pedro Jorge Pereira - 93 4476236

segredosdahorta@gmail.com

http://segredosdahorta.blogspot.com/


 

facebook Pág. Comunidade

https://www.facebook.com/segredosdahorta

facebook Pág. Organizacional

https://www.facebook.com/segredosdahorta.alimentacaonatural

Linkedin

http://www.linkedin.com/profile/view?id=296860645

 

Apoios:

Centro Vegetariano

http://www.centrovegetariano.org/

https://www.facebook.com/CentroVegetariano

 

 

 


Tipo Actividade: Educação Ambiental

Apoios:

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player