Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player









 
Educação Ambiental
Ar Livre
Formação
Intercâmbio
 
 
 
Escola de Educação Ambiental da Carriça
Cursos de Água
Ecoclube Salta Fronteiras

Salta Fronteiras Associação | Tel. 963 763 102 - Fax: 253 590 195 - saltafronteiras@gmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Salta Fronteiras - Ser Associado

Aranjuez - Intercâmbio

A realização do intercâmbio entre a Salta Fronteiras/Escola de Educação Ambiental da Carriça e a "Huerta Agroecológica Comunitaria El duende de la Senara", com o título - "agricultura - a descoberta mais antiga e mais moderna da humanidade", que decorreu entre os dias 15 e 17 de Junho, em Aranjuez - Espanha, foi um momento de experiência prática e conhecimento de um modelo sustentável de agricultura.

Os nossos parceiros da Huerta Agroecológica Comunitaria El duende de la Senara - que no ano transacto visitaram a Escola de Educação Ambiental da Carriça (EEA Carriça) -, estão organizados como horta comunitária e familiar, onde o trabalho e o resultado agrícola são repartidos por todos os elementos do grupo (cerca de 15 pessoas). Neste processo, toda a produção tem uma matriz agro-ecológica, que recorre a técnicas ancestrais de cultivo e processos modernos sustentáveis. Os bens agrícolas são utilizados no consumo diário de cada família, o que reduz significativamente o orçamento mensal para alimentação e garante produtos saudáveis, isentos de químicos e pesticidas. Uma percentagem menor dos excedentes é comercializado nos grupos de consumo, modelo bastante usual na comunidade de Madrid.

A partilha de práticas possibilitou conhecer e trabalhar na "Huerta Agroecológica Comunitaria El duende de la Senara", onde todo o grupo colheu vários produtos - nomeadamente alho, alimento de excelência na gastronomia ibérica. Nesta acção, foram também realizadas várias actividades de manutenção agrícola e rega, com destaque para a prevenção do escaravelho da batata, com recurso a um composto natural proveniente da baga de uma árvore, com resultado inquestionável, que será igualmente aplicado na EEA Carriça.

Um dos momentos de trabalho passou por uma mesa de reflexão, onde foram expostos os objectivos de cada projecto e as dificuldades de acção. Nesta dinâmica, ambas as partes ofereceram propostas de solução e estratégias a seguir. Neste domínio, a Salta Fronteiras recebeu a disponibilidade de auxílio nas áreas da bio-construção da EEA Carriça, dado que o grupo de Aranjuez tem vários especialistas nesta vertente.

Nesta experiência ibérica, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Aranjuez, que para além da Paisagem Cultural ser Património da Humanidade, declarada pela UNESCO em 2001, possui o Palácio Real de Aranjuez, uma das residências do Rei de Espanha. As origens do Palácio Real de Aranjuez remontam ao reinado de Filipe II. Foi este monarca quem o mandou edificar em 1561. Neste complexo, para além do palácio, é possível visitar uma área soberba de jardins de vários estilos - Renascentista, Românticos, Orientais -, que se estendem por vários quilómetros. Todo este cenário é enquadrado pelo rio Tajo - o nosso Tejo -, que nesta região apresenta uma imagem tímida da exuberância que leva ao chegar a Lisboa.

Oportunidade única foi a visita a Toledo, guiada e recheada de informações históricas, preparada pelos nossos anfitriões. Esta cidade capital da Hispânia visigótica, só tem uma definição possível: é impossível não visitar. Neste espaço cercado pelo Tejo conviveram três culturas diferentes, os mouros, os judeus e os cristãos, a riqueza patrimonial é de uma beleza rara, é como sonhar história acordado. E aqui, numa igreja dessacralizada, transformada em Circulo de Arte de Toledo, também lançamos o sonho de uma actividade de âmbito ibérico, que pode atravessar a península de oriente a ocidente. Uma ambição brindada com cerveja.

O intercâmbio terminou com a participação na “gratiferia”, conceito inovador e bastante adequado ao clima económico actual. Os participantes levam e disponibilizam todo o tipo de materiais, equipamentos, roupas, livros, etc. que já não utilizam e todos os presentes na “gratiferia” podem levar consigo aquilo que considerem útil. De salientar a gratuitidade do evento, a reutilização dos materiais, a diminuição do consumismo e o espírito solidário. A feira termina com um almoço do mesmo conceito: todos trazem algo confeccionado por si e forma-se uma grande mesa, própria de um banquete.

Na nossa estada em Aranjuez, fomos alojados e acolhidos nas famílias pertencentes à “Huerta Agroecológica Comunitaria El duende de la Senara". Ao contrário de uma ideia preconcebida em Portugal, no que a comida espanhola diz respeito, as refeições que fizemos com os nossos parceiros foram manjar dos deuses: diversidade, qualidade, paladares, sabor, aromas e autenticidade foram a constante.

Nesta troca de sabores, a Salta Fronteiras ofereceu diversos produtos, símbolos do concelho de Felgueiras: vinho verde, pão-de-ló e mel. Como registo cultural, foi entregue o livro "Vivências Passadas/Memórias Futuras a cultura do linho, pão e vinho", oferecido pelo Município de Felgueiras.

A generosidade e simpatia demonstrada não têm preço, só se salda pelo obrigado português e pelo calor da amizade espanhola.

 

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player